sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

COMIDA: Brasil x Eslovaquia (parte 1)

Comida eh o tema do dia, outra vez.
Numa conversa com a Jana (minha esposa) ela tava
lembrando de quando estávamos no Brasil.
Ela disse que no Brasil as pessoas falam muito
sobre comida. Para usar as palavras dela:
" Se as pessoas não estão comendo, elas
estão falando sobre comida". Será ?
Bem dai comecei a notar que eh verdade.
Todo dia que a gente saia alguém perguntava se
a gente tinha comido isso
ou aquilo, quando iríamos fazer um churrasco,
quando iríamos a churrascaria
ou comecavam a falar de alguma comida..
ou então nos convidavamos para ir comer algo.

Realmente, tenho que concordar, ai as pessoas falam
muito mais sobre comida do que aqui. Eu mesmo sempre
estou falando de comida, ou pedindo alguma receita
para minha mãe.
Veja aqui, por esse blog, quantas vezes não escrevi
sobre comida? Varias! E podem esperar que escreverei mais...
Será que devo mudar esse blog para a área de culinária ?rsrs
Ou então farei um blog com as minhas comidas favoritas e
as receitas prediletas... Que tal? falei pra minha mãe fazer um
site ou blog com as receitas dela.

Quando estávamos em Ziar, encontrei um brasileiro
chamado Rafael que tem uma namorada eslovaca e esta morando
aqui fazem 4 meses. Logo no primeiro dia o assunto foi comida...
Comida eslovaca e dai ele começou a falar da comida brasileira..
Coxinha, Pastel,Churrasco, etc.. eu tive que interrompe-lo pois
tava me dando muita vontade e ainda por cima tava com fome.




(Rafael e o eslovaco Roman ) (novo amigo brasileiro, gaucho)

Duas coisas que diferem o Brasil da Eslováquia:
Primeiro, quando se vai a algum bar aqui, não é comum comer
quando se esta bebendo, ao contrario do Brasil que temos
varias porçoezinhas, petiscos, algo pra beliscar pelo menos,
nem que seja um amendoim...
acho que vale pra toda Europa com exceção da Espanha,
onde se tem os "Tapas Bar".

Segundo, aqui não eh comum encontrar alguma coisa salgada e rápida
pra se comer na rua. Ai temos mistinho, coxinha,
empada, pastel...hmmmmm...
Mas aqui geralmente se come um doce ou um lanche.
sei de uma coisa aqui, que é o Langoš, que é
uma massa frita com queijo, molho de alho ou catchup por cima.
Mas não eh em todo lugar que se encontra.

Concordo com quem diz que a melhor forma de conhecer
a cultura de um povo é pela comida, por isso em
postagens futuras escreverei mais sobre comida eslovaca...

Com essa minha experiência de estar fora do pais
e encontrar pessoas de vários países percebi algo curioso.
Se tem uma coisa que as pessoas mais sentem falta quando
estão fora de seus países eh comida. E não importa de onde elas
venham, a melhor comida do mundo sempre será a
comida de seu pais.
Até mesmo os ingleses e americanos que, pra nos,
não tem a melhor cozinha do mundo, falam que a sua
comida eh a melhor.

Outra coisa curiosa que o Rafael notou e ficou indignado
quando trabalhava no Pizza Hut em Londres foi o numero
enorme de pessoas que pediram pizza na ceia de Natal !


Com certeza eh algo relacionado com costume e hábito.
Coisa que aprendemos a gostar desde pequenos.
Para algumas pessoas eh muito difícil se acostumar e
se adpatar a diferente sabores.. Eu sou o contrario, adoro
experimentar coisas novas e exóticas!

Ufa, poderia ficar escrevendo o dia inteiro sobre comida.
Mas sei que você deve
estar, ou de saco cheio ou com fome :-)
Então pra encerrar, vou colocar uma foto do
churrasquinho de frango, que fizemos ontem,
feita numa churrasqueira eletrica que ganhei da minha mãe...
Da pra matar um pouco a saudade do nosso churrasco.


(Quem não tem cão....)

E depois vou me preparar pois hoje tem uma festa
chamada "Stužková", onde se come MUITO...
mas fica pro tópico da próxima postagem....

Dobru Chuť ou Bom Apetite !

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Nando, eu estava aqui lendo sua matéria do dia( sim, matéria, por que isso tudo não foi um simples comentário, rsrs), e adivinhe o que eu estava fazendo, hehehe, COMENDO, é fogo, né.
Realmente não só falamos muito de comida aqui no Brasil, como comemos muito, como vc disse, e vamos e venhamos, a comida aqui é muuuuito boa, e claro, não dá pra tomar uma cervejinha sem beliscar pelo menos um amendoinzinho pra dar aquela salgadinha e depois mandar aquela cervejinha gelada pra dentro, hehehe! HUMMMMM!!!
Bom, é isso ai, passei pra deixar um beijão pra vcs e meu comentário, Parabéns pelo blog, beijo, CLAU.

Clarissa disse...

Putz, ontem eu fui num bar e comi sushi enquanto bebia uns drinks e hoje irei em outro e comerei uma empadinha enquanto bebo chopps, com certeza hahaha.

Mas acho que as pessoas aqui falam de comida com vocês por causa da Jana, querem mostrar pra ela as comidas brazucas, né?

Beijão, Nando!

Anônimo disse...

boa tarde
o clau tem razão
estava inspiradíssimo hoje,parabens !
vou aguardar a continuação para ver as diferenças e as igualdades,porque não,das comidas eslovacas e brasileiras
abração

Anônimo disse...

Nando, pelo jeito tá com saudades das comidas daqui...ainda bem que falta pouco pra vc saborear, coxinhas, pastéis...rsrsr
Vai fazendo a lista doque vc quer comer qdo vier pra cá, rsrsr.
Parabens pelo seu comentário!

beijão com saudades...

Anônimo disse...

Bom, vou deixar o endereço do meu fotolog aqui tbm!

www.fotolog.net/moonman