quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Carpa Viva para o Natal

O Natal vem chegando outra vez, como passa rápido.
Já faz um ano que comecei a postar aqui, mas parece que foi outro dia.

Como já havia falado de alguns pratos típicos do Natal Eslovaco no ano passado (Pratos Típicos - Natal 2006), dessa vez vou falar sobre uma outra tradição que as pessoas mais de idade ainda cultivam.

Primeiro vale lembrar que na Santa Seia aqui não se come carne vermelha, dizem que é por causa da religião Católica, mas no Brasil até onde eu lembro não temos nenhuma restrição no Natal, somente na Pascoa.
Então, o prato principal é um file de Carpa empanado servido com Salada de Batata (a Maionese Brasileira). Até ai tudo bem, não fosse a tradição de comprar a carpa viva e deixa-la na banheira ate o dia do preparo. Bizarro ! Mas é a tradição. Não acredita ? Ai vão as provas.

Primeiro escolhe-se a carpa


Depois é soh pegar, pesar e pagar



Chegando em casa coloque na banheira e espere o natal chegar.
Muitas pessoas me perguntam: "E como faz pra tomar banho?" Bem, eu imagino que há uma outra banheira ou chuveiro na casa dessas pessoas que compram. Senão não há quem aguente.




Video filmado pelo Rafael

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Nandinho!
Tbm quero uma carpa viva pro meu natal, ma pra colocar no aquário hehehe
Feliz natal! Tô com saudades!
bjos
Nanda.

Diógenes disse...

Opa! Brasileiro perdido na eslováquia também? haha
Legal.. eu cheguei em Bratislava alguns dias antes do Natal e me contaram esta história da carpa, eu até tirei foto na praça! haha

Onde você mora na Eslováquia?

Abraços!

Anônimo disse...

ola eu nao gosto do teu nome e vivo muito perto de ti...adivinha quem sou?

Anônimo disse...

oi como vai nando? Eu nao gosto do seu nome e vivo muito perto de si... adivinha quem sou.xD

Anônimo disse...

Anonimo, nao faco a menor ideia de quem voce seja... voce mora aqui na Eslovaquia tbem ?